Valorização imobiliária - fatores de influência e índices

Mercado Imobiliário Mar 21, 2022

A inflação sempre assombra a população, como um monstro malévolo, esse índice mexe não só com a cabeça do consumidor como também com os preços do mercado, valorizando e desvalorizando os produtos.

Valorização imobiliária, por que falar disso?

Culturalmente, acredita-se que investir em um imóvel é sinônimo de valorização a longo prazo e investimento certeiro. Como dizia minha avó: “Quem compra terra, não erra!”. Mas será que é assim mesmo?

Para respondermos a essa questão, precisamos entender melhor sobre valorização imobiliária. Seus fatores, índices que influenciam diretamente sobre a valorização e outros aspectos importantes para quem trabalha ou quer investir no mercado imobiliário.

Conjunto de casas residenciais vistas de um ângulo mais alto. Bordas da imagens estão desfocadas a foto é colorida e na luz do dia (Foto de David McBee no Pexels
Como dizia minha avó: “Quem compra terra, não erra!”. Mas será que é assim mesmo? (Foto de David McBee no Pexels)

3 Fatores de influência na valorização imobiliária

São diversos aspectos que influenciam na valorização ou desvalorização imobiliária. Abaixo estão selecionados 3 grandes fatores que influenciam na valorização imobiliária.

Localização

A localização é um fator de influência muito forte na precificação de imóveis. Um bairro mais “famoso” geralmente gera aos imóveis localizados nele um valor mais alto. Regiões em ascensão também podem incorrer no mesmo fenômeno de precificação. Aspectos como a segurança da região, acessibilidade a meios de transporte público, proximidade de lojas e supermercados, aspectos visuais do entorno urbano da região também entram na equação para precificar um imóvel.

Características do Imóvel

As características como quantidade de quartos, acabamentos, e vamos um pouco além em itens de infraestrutura como espaço kids, lazer completo, salão de festas e muitos outros aspectos aumentam o valor de um imóvel. A conservação do imóvel somado a essas outras características somam pontos a mais no valor final.

Mercado Imobiliário

Estar atento às mudanças do mercado imobiliário é imprescindível para quem trabalha com imóveis ou deseja investir no mercado. A valorização de imóveis é influenciada também pela situação econômica do país e pelo cenário do mercado imobiliário no momento. Períodos de alta demanda em uma região disparam o preço de imóveis e propriedades, por exemplo a construção de um novo shopping pode valorizar o entorno e aumentar o valor dos imóveis na região.

Rooftop View (Vista de uma cidade a partir de um terraço. Foto tirada a luz do dia.) (Photo by Vidar Nordli-Mathisen / Unsplash)
"A localização é um fator de influência muito forte na precificação de imóveis." (Photo by Vidar Nordli-Mathisen / Unsplash)

Índices de valorização imobiliária

Além dos fatores de influência é essencial entender os índices de valorização imobiliária. Esses índices foram criados para agrupar os dados de preço e orientar oficialmente a precificação dos imóveis servindo de referência para as negociações imobiliárias. Conheça a seguir os principais índices de precificação de imóveis.

IGMI-R ou Índice Geral do Mercado Imobiliário Residencial

Desenvolvido a partir da necessidade de um indicador de preços de ativos imobiliários no país, o IGMI-R é um índice de periodicidade mensal que informa a evolução dos preços no mercado imobiliário residencial. Esse índice é uma parceria entre Abecip e o Instituto Brasileiro de Economia da FGV e suas informações são obtidas a partir de laudos de agentes financiadores do mercado imobiliário residencial.

IGMI-C ou Índice Geral do Mercado Imobiliário Comercial

O IGMI-C é um índice desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre/FGV) que avalia a rentabilidade de imóveis comerciais desde 2011 com periodicidade trimestral. As informações desse índice são coletadas de instituições que as fornecem voluntariamente para que o cálculo possa ser realizado, quanto mais dados maior a robustez do índice.

IPCA ou Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo

Um dos mais importantes é o IPCA. Realizado pelo IBGE e produzido pelo Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor – SNIPC, o índice tem o objetivo de medir a inflação de produtos e serviços no varejo e é realizado com periodicidade mensal. Os dados para a realização desse índice são coletados de estabelecimentos comerciais, estabelecimentos de prestação de serviços, empresas de serviços públicos e internet.

Notebook na cor prata, modelo slim, posicionado na lateral da captura da foto. Duas mãos caucasianas apontam para a tela como se discutissem algum dado.(Photo by John Schnobrich / Unsplash)
Ter os dados corretos ajuda e muito a dar o passo correto.(Photo by John Schnobrich / Unsplash)

Decisões na prática

Levando em consideração a alta variedade de fatores e dados necessários para entender o mercado imobiliário antes de precificar um imóvel, dá para considerar o árduo trabalho necessário para tomar decisões realmente favoráveis.

Inteligência imobiliária de verdade, baseada em dados do mercado imobiliário analisados para insights de investimento, permite tomar decisões a respeito de imóveis que valorizam ou desvalorizam.

Sem achismos, inteligência imobiliária permite tomada de decisão mais assertiva e com nível de risco melhor calculado. Ter os dados corretos ajuda e muito a dar o passo correto.

Imagem de capa do artigo: Foto de Towfiqu barbhuiya no Pexels


Gostou do texto? Compartilha com mais alguém!
Conecte-se com a Kapputo através das nossas redes sociais.

Um abraço e até o próximo post!


Marcadores

Thais Sales

Publicitária que ama o marketing. Decidida a usar seus esforços para contribuir o melhor possível com conhecimento para o mercado imobiliário.

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.