Expansão empresarial: como empresas em expansão usam dados imobiliários
O passo óbvio para uma empresa cuja produção não mais atende totalmente a demanda pode ser expandir, seja criando novos produtos ou serviços, seja aumentando a capacidade produtiva, seja conquistando novos mercados.
Com a vacina para o novo coronavírus trazendo otimismo para o mercado, espera-se também que traga aceleração à recuperação econômica em todo o mundo. É hora de considerar a expansão e planejá-la, antes que tudo volte ao normal e se perca o melhor momento para começar uma fase de crescimento.
Por que expandir?
As empresas expandem para manter sua relevância. Isso é importante porque a máxima “retornos passados não garantem retornos futuros”, aplicada a investimentos, também se aplica à existência das organizações. O prestígio de uma organização no presente não garante que esse status seja mantido ao longo do tempo. Por isso, é importante que a empresa se reinvente, para não ser esquecida ou superada.
O crescimento é uma forma de reinvenção, pois pressupõe que a empresa não se acomode a seu estado atual, por mais favorável que seja, e parta rumo a novas alternativas para novos produtos, novos serviços, ou mesmo novos mercados.
Vantagens da expansão
Como o objetivo da expansão empresarial é manter ou aumentar a relevância de uma organização, um expansão bem sucedida levará a empresa a:
- melhorar suas condições de crédito, pois desfrutará de maior notabilidade e confiança diante do mercado;
- aumentar sua lucratividade, devido a criação de novos produtos, que atenderão a novas demandas, ou devido a expansão física para novos mercados;
- reduzir riscos, devido à diversificação dos mercados atendidos.
Tipos de expansão
Existem dois tipos de expansão imobiliária, que podem ocorrer por meio de duas estratégias. A primeira delas é a estratégia de fusão ou aquisição, em que a organização compra uma concorrente ou se funde a ela; a concorrente pode ser do mesmo segmento ou de outro. A segunda estratégia é a de expansão orgânica, que ocorre por meio da criação de novos produtos ou serviços, ampliação de novos canais de venda e distribuição, e abertura de novas unidades.
A abertura de novas unidades
Para executar um plano de expansão com sucesso, planejamento e informações de qualidade são essenciais. Grandes empresas que precisam abrir novas filiais sabem disso. Por isso, precisam acessar dados imobiliários de qualidade, que revelem a realidade social, demográfica e econômica dos locais onde se deseja abrir uma nova filial para que essa ação seja de proveito para a organização.
Como escolher o melhor lugar para expandir sem erro
Escolher a localização de uma nova filial não é decisão trivial, pois envolve riscos e custos de prospecção e análise de investimentos. Graças ao Big Data e às empresas de ciência de dados, tanto riscos quanto custos dessa operação podem ser reduzidos.
A Kapputo existe justamente para ajudar as organizações a tomar decisões mais acertadas na hora de prospectar e escolher imóveis. Com dados atualizados de todo o Brasil, a Kapputo pode mostrar qual o melhor imóvel para as necessidades da empresa, usando a inteligência artificial aplicada aos dados, por meio de um aplicativo acessível, em três frentes:
- avaliação: a inteligência artificial avalia qualquer imóvel, de qualquer tipo, de sala comercial a terrenos.
- oportunidades: levantamento de ofertas existentes em uma região;
- portfólio: para gestão de carteira de imóveis e acompanhamento da variação de seu valor agregado.