Dados imobiliários: todas as grandes empresas precisam usá-los

Mercado Imobiliário Nov 18, 2020

Todas as grandes empresas precisam usar dados imobiliários como parte de sua inteligência de negócios. O quão ousado é dizer isso?

Esta é a série Dados Imobiliários na Tomada de Decisões.

Este é o último texto da série. Leia os outros textos clicando nos links a seguir:

Introdução: Por que as empresas precisam usar dados?

Parte 1: Por que os bancos devem usar dados imobiliários?

Parte 2: Por que os investidores devem usar dados imobiliários?

Parte 3: Por que as construtoras devem usar dados imobiliários?

Parte 4: Por que as imobiliárias devem usar dados imobiliários?

Conclusão: Todas as grandes empresas precisam usar dados imobiliários. Role para baixo!


Chegamos ao fim da série Dados Imobiliários para a Tomada de Decisões. Começamos introduzindo a importância do uso de dados, imobiliários ou não, na tomada de decisões estratégicas dentro das organizações, apontando as principais vantagens do uso correto desses dados:

  • revelando forças e fraquezas de uma organização;
  • otimizando processos;
  • revelando tendências de mercado;
  • prevendo riscos de mercado;
  • auxiliando para tomada de decisões sem vieses.

As partes seguintes da série tratam do uso de dados imobiliários como fonte de vantagem competitiva em diversos setores: o bancário, o de construção, o de investimentos e o setor de imobiliárias.

O uso de dados imobiliários como fonte de vantagem competitiva em diversos setores: o bancário, o de construção, o de investimentos e o setor de imobiliárias. Photo by Franki Chamaki / Unsplash
O uso de dados imobiliários como fonte de vantagem competitiva em diversos setores: o bancário, o de construção, o de investimentos e o setor de imobiliárias. Photo by Franki Chamaki / Unsplash

Em resumo, temos que:

  • para os bancos, os dados imobiliários aumentam margens no produto de financiamento imobiliário, ao tornar o processo de avaliação de carteiras mais rápido e acurado e reduzindo o risco das operações;
  • para os investidores, especialmente os institucionais, dados imobiliários são úteis para avaliar os imóveis e carteiras para que a relação de risco e retorno se torne clara de acordo com a situação do mercado;
  • para as construtoras, dados imobiliários podem ser largamente utilizados na identificação de regiões para implementação de empreendimentos, avaliações de viabilidade e redução de riscos de um projeto, visto que os dados informam sobre as tendências coerentes com o público-alvo das construtoras e incorporadoras;
  • para imobiliárias, dados imobiliários ajudam a gerar avaliações mais exatas, ajudando a reduzir o tempo de negociação de imóveis e os custos de estoque, além de auxiliar na geração de leads qualificados.

BÔNUS: Toda grande empresa precisa usar dados imobiliários

Toda e qualquer empresa, de qualquer setor, que precise executar planos de expansão e prospectar novas localizações para implantação de filiais precisa usar dados imobiliários. Exemplos disso são a Cogna, a maior rede de educação da América Latina, e a maior rede cafeterias do mundo, a norte-americana Starbucks.

A Cogna analisa os seus planos de expansão através do entendimento do comportamento de preços e outras dinâmicas do mercado imobiliário. Já a Starbucks sabe exatamente onde deve abrir novas lojas a partir de dados imobiliários, como informações demográficas e de tráfego do local.

Toda e qualquer empresa, de qualquer setor, que precise executar planos de expansão e prospectar novas localizações para implantação de filiais precisa usar dados imobiliários. Photo by Andrea Cau / Unsplash
Toda e qualquer empresa, de qualquer setor, que precise executar planos de expansão e prospectar novas localizações para implantação de filiais precisa usar dados imobiliários.

Esses exemplos mostram que independente do setor em que a empresa atua, dados imobiliários podem ser concludentes para uma decisão inteligente.

Usar dados sem inteligência é pior que usar dado nenhum

É melhor não usar dados imobiliários do que usá-los sem a devida inteligência. Usar dados imobiliários sem inteligência significa dizer que os dados não estão em quantidade aceitável ou que não tem qualidade, o que pode trazer mais prejuízos do que benefícios às organizações.

É por isso que a Kapputo reúne grandes quantidades de dados imobiliários coletados diariamente em todo o Brasil e entrega índices e análises a partir do melhor da ciência de dados para gerar a inteligência necessária que grandes empresas precisam. Conheça-nos.

Este é o fim da Série Dados Imobiliários na Tomada de Decisões.

Confira o conteúdo anterior nos links abaixo.

Introdução: Por que as empresas precisam usar dados?

Parte 1: Por que os bancos devem usar dados imobiliários?

Parte 2: Por que os investidores devem usar dados imobiliários?

Parte 3: Por que as construtoras devem usar dados imobiliários?

Parte 4: Por que as imobiliárias devem usar dados imobiliários?

Conclusão: Todas as grandes empresas precisam usar dados imobiliários. Você acabou de ler esta parte!


A Kapputo fornece dados imobiliários e análises personalizadas para tomada de decisão de empresas de diversos setores.

Agradecemos a leitura!

Inscreva-se no Blog da Kapputo deixando seu e-mail logo abaixo.


Marcadores

Marília Ferreira

Eterna aprendiz de tudo, buscando absorver e disseminar o conhecimento sobre inovação no mercado imobiliário.

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.