Blockchain e o mercado imobiliário
Você sabe o que é blockchain? Entende como essa tecnologia pode influenciar o mercado imobiliário? Nesse artigo você vai ver o funcionamento da blockchain em 3 passos, suas vantagens e entender como essa tecnologia pode mudar as transações imobiliárias.
O que é Blockchain?
Blockchain em inglês ou traduzido livremente em português como cadeia de blocos, é uma tecnologia ou sistema, que se assemelha a um banco de dados. Esses blocos funcionam como uma cadeia de dados com códigos criptografados. Armazenados totalmente na internet, de forma pública, a blockchain não é gerenciada por uma instituição específica. Assim, todos os participantes têm acesso, sem taxas administrativas. Porém para a inserção de um novo bloco, antes este deve ser reconhecido como válido: primeiro o sistema gera uma verificação para comprovar a validade dessa transação para só então ser adicionado a cadeia de blocos. Qualquer item pode ser rastreado e negociado, seja ele tangível ou intangível. Em suma “blockchain é um livro-razão compartilhado e imutável que facilita o processo de registro de transações e o rastreamento de ativos [...]”

O funcionamento da Blockchain em 3 passos
Apesar deste ser um modelo diferente do tradicional, operando como uma rede distribuidora e não centralizada, a Blockchain possui alguns pontos que tornam o seu funcionamento mais compreensível. Entenda esses pontos em 3 passos:
Os blocos
Na blockchain, os blocos têm registros entre si onde as transações são registradas e novos blocos são adicionados. Cada bloco contém um código próprio e o código que o liga ao bloco anterior, assim a cadeia de blocos continua sem perder a informação anterior quando se liga na próxima.
Os mineiros
Um computador com um software capaz de aplicar um código matemático de verificação. Basicamente os mineiros fazem o trabalho que assegura que os dados anteriores são legítimos e permite a sequência de informações. Caso a aplicação deste código não forneça o mesmo resultado (ou como é chamado hash), o software entende que os dados não são legítimos. Esse sistema de verificação permite a validação de informações a cada novo bloco gerado tornando o processo mais seguro.
Os Nós
Na Blockchain os Nós ou nodes são todos os computadores interconectados que estão executando o software para as transações. Mesmo sendo interligados, um Nó pode sair sem que a informação seja perdida pois já foi armazenada e distribuída em tempo real para todos os Nós.
A Blockchain e o mercado imobiliário
Quando se fala em blockchain muitas pessoas pensam imediatamente em bitcoins e o mercado das criptomoedas. Porém, essa tecnologia pode ser utilizada em diversos outros setores.
O mercado imobiliário vem incorporando novas tecnologias em suas operações e o uso de dados em um volume cada vez maior torna possível novos olhares para a tomada de decisões, facilitando o caminho percorrido até o fechamento de um negócio. Ainda assim, sabemos que o processo de compra e venda de um imóvel pode ser longo. Nesse contexto, o blockchain pode ser largamente utilizado: imagine dados pertinentes à compra e venda com maior facilidade de acesso, contratos inteligentes, facilidade de financiamento e muito mais de maneira prática.
No uso das criptomoedas o sistema já é benéfico e vem evoluindo. Para o setor imobiliário podemos listar três principais aspectos vantajosos resultantes do uso de blockchain:
Segurança
O sistema de blockchain como dito anteriormente preza pela validação dos dados e através da matemática quebra possíveis fraudes. Esse aspecto torna as transações mais seguras por passarem por auditorias automáticas em um sistema criptografado que praticamente impossibilita, por exemplo, a cópia de um certificado para ação de fraude. Os dados na blockchain são imutáveis, um acesso ou a queda de um dos “Nós” não altera os dados que já fazem parte da cadeia.
Transparência
As informações descentralizadas e disponíveis em rede permitem que as transações sejam realizadas sem tantos intermediários e a necessidade de licenças específicas para cada etapa. Além disso, as partes envolvidas em uma transação de compra e venda ficarão conectadas através dos dados na blockchain onde os dados da transação serão armazenados digitalmente.
Desburocratização
Levando em consideração a rapidez com a qual as informações poderão ser acessadas e a disponibilidade 24/7 dessas informações, a blockchain leva a uma redução da burocracia no setor imobiliário que conseguirá finalizar um processo de 10 dias em algumas horas. O sistema pode armazenar documentos e outros certificados de maneira segura que viabiliza a redução da morosidade no setor e a redução dos custos em cada transação.
E esses são apenas alguns aspectos dessa tecnologia que parece complexa mas já está sendo usada por empresas em suas negociações. Mesmo com diversos aspectos vantajosos, o blockchain para muitos ainda parece coisa de Hollywood. O fato é que um sistema tão diferente do tradicional precisa de tempo para se tornar mais aceito e ser utilizado por mais pessoas. Ainda assim, podemos esperar que este sistema mudará muito as transações de todos os setores da economia mundo afora!