Bio Construções: Utopia ou Realidade
Bio construção é uma filosofia de vida? Uma técnica de construção? Uma tendência visando ecologia? Entenda mais sobre esse termo oriundo dos anos 70.
O que é Bio construção?
Bio Construção é uma técnica construtiva que utiliza materiais de baixo impacto ambiental e utiliza técnicas construtivas de tempos passados com algumas modificações.
A técnica de bio Construção visa trazer conforto ao se adaptar ao clima local trazendo vantagens não somente ao meio ambiente, já que a construção se adapta ao local e utiliza materiais que geral pouco ou nenhum impacto ao meio em que a construção está inserida.
As bio construções tem o objetivo de ser sustentável e econômica, de forma que comunidades possam realizar construções sem grandes investimentos, agregando conhecimento e integrando todos no mesmo propósito.
A bio Construção está diretamente ligada à permacultura, e desde o seu planejamento tem a intenção de gerar o mínimo impacto possível.
O que é permacultura?
Permacultura é um termo cunhado por Bill Mollison e David Holmgren na década de 70 que inicialmente era entendido como Agricultura Permanente mas que com o passar dos anos ao abranger conhecimentos de diversas áreas, não somente da agricultura, foi oficialmente entendida como Cultura Permanente.
O termo permacultura basicamente se refere a uma filosofia que visa trabalhar a favor da natureza e não contra ela, utilizando-se da fusão de design e tecnologia, materiais e técnicas para criar comunidades humanas sustentáveis.
A permacultura pode ser entendida como uma filosofia sistêmica de práticas agrícolas e sociais para desenvolvimento permanente da natureza.
Materiais mais utilizados
Os materiais mais utilizados nas bio construções são materiais da natureza local, contribuindo para construções mais ecológicas.
Terra, pedra, palha, madeira, bambu… são alguns dos materiais utilizados mais frequentemente em construções desse tipo. Ainda assim materiais como vidro, encanamento tradicional, itens de acabamento podem ser utilizados novos ou vindo de materiais reciclados.
Especialistas nesse tipo de construção garantem que a aparência “rústica” do acabamento é totalmente opcional, indo de acordo com o projeto do proprietário.
Vantagens das bio construções
Algumas das vantagens das bio construções são:
- redução de resíduos;
- economia de energia;
- baixo risco de incêndio;
- troca de conhecimento na comunidade;
- preservação do meio ambiente.
Realidade ou sonho?
Apesar do título deste texto brincar com a palavra utopia, entendemos que as bio construções são uma realidade. Ainda que não amplamente utilizada, hoje no Brasil, as bio construções e a permacultura contam não somente com adeptos mas com organizações para ensino das técnicas e expansão desse conceito que pode auxiliar no cuidado e preservação do meio ambiente.
Alguns nomes importantes da bio construção no país são:
- Instituto de Permacultura ( https://ipoema.org.br/ )
- Eco Caminhos ( https://ecocaminhos.com/br/ )
- Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado ( http://www.ecocentro.org/ )
Ainda existem outros, institutos e ONGs que difundem as técnicas da bio construção no Brasil e no mundo.
Podemos acreditar que as bio construções são uma realidade e contribuem significativamente para o dia a dia de comunidades inteiras que se beneficiam das técnicas de construção, cultivo e preservação que a permacultura ensina.
Em um mundo cada vez mais interligado as bio construções podem cada vez mais alcançar novos lugares e pessoas pelo mundo e influenciar positivamente em novas formas de arquitetura e engenharia.
Gostou do texto? Compartilha com mais alguém!
Conecte-se com a Kapputo através das nossas redes sociais.
Até o próximo post!