Conselho Monetário Nacional: avaliações imobiliárias remotas

Tendências Out 04, 2019 1 min

Você já deve saber o que é uma avaliação imobiliária e por quê precisamos dela.

Talvez você não soubesse disso, mas até pouquíssimo tempo atrás não se sabia se era permitido que as avaliações imobiliárias fossem realizadas sem peritos. Pois isto não é mais assim!

Recentemente, no dia 30 de setembro deste ano, foi publicada no Diário Oficial da União a Resolução de nº 4.754, do Conselho Monetário Nacional, de 26 de setembro de 2019, que altera a Resolução nº 4.676, de 31 de julho de 2018, que discorre sobre as condições e critérios para contratação de financiamento imobiliário pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas pelo Banco Central do Brasil.

Mas o que nos interessa é a alteração no artigo 11, § 4º, em que o inciso II afirma que, doravante, as avaliações podem ser realizadas sem a visita de inspeção ao imóvel, desde que haja garantias da instituição (neste caso, da financeira que concede crédito imobiliário).

Isso significa que, dispensada a visita ao imóvel, a avaliação pode ser feita remotamente, a partir das informações técnicas do imóvel (metragem, quantidade de quartos, quantidade de banheiros, tipo de imóvel e outras características) e dos valores ou preços dos imóveis similares.

Isso significa uma vultosa redução de custos para as empresas que contratam avaliações imobiliárias, além de maiores agilidade e eficiência nos processos que envolvem a avaliação.

É exatamente assim que a Kapputo trabalha. Sendo um de nossos produtos a avaliação imobiliária - juntamente com a nossa base de dados e informações imobiliárias - que é parte importante da ação de bancos e outras instituições financeiras, esta decisão do Conselho Monetário Nacional se apresenta como uma validação legal do nosso produto!

Conheça a Kapputo e inove.

Acesse aqui a resolução.


Obrigado pela leitura! Se gostou, recomende!
A Kapputo usa Big Data e Machine Learning para explicar o mercado imobiliário.

Marília Ferreira

Eterna aprendiz de tudo, buscando absorver e disseminar o conhecimento sobre inovação no mercado imobiliário.