As 5 melhores fontes de dados imobiliários
Seja para tomar decisões menos enviesadas, ou criar estratégias mais inteligentes, os dados podem e devem ajudar. Dizer isso já é um clichê. Mas quando se trata de dados imobiliários, tão importante quanto saber que se precisa deles é saber onde encontrá-los.
Usos dos dados imobiliários
A primeira coisa que você precisa decidir é o que você quer saber sobre o mercado imobiliário, de acordo com o uso que fará desses dados. Aqui, vamos nos limitar a enumerar três dos principais objetivos que se deseja alcançar com o uso de dados imobiliários. São os seguintes:
- Análise de mercado: você pode precisar de dados imobiliários para usá-los em seu processo de business intelligence e descobrir de tendências de mercado, prevenir-se contra riscos, e tomar decisões objetivas a partir dos dados;
- Prospecção de imóveis: você pode precisar de dados imobiliários no sentido de encontrar novos imóveis para investimento ou para corretagem.
- Avaliação imobiliária: você pode precisar de dados para conseguir avaliar um imóvel com mais acurácia, assim como saber se um imóvel está sendo oferecido a um preço acima ou abaixo do mercado.

As fontes
CBIC: Câmara Brasileira da Indústria da Construção
O site da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) oferece relatórios trimestrais com os indicadores mais importantes do mercado imobiliário brasileiro, geralmente relacionados à construção civil, oferta de imóveis e venda. Esse tipo de dados pode ajudar a entender o panorama do mercado imobiliário, com informações para identificação de tendências.
BCB: Banco Central do Brasil
O site do Banco Central disponibiliza com frequência mensal informações sobre o mercado imobiliário. Essas informações têm origem no Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo, que promove o financiamento imobiliário. O sistema de pesquisa de dados do Banco Central não é nem um pouco intuitivo, mas disponibiliza informações como a quantidade de imóveis adquiridos via financiamento em determinado período, sua descrição em termos de quantidade de dormitórios, além de outros índices da mesma natureza. Pode ajudar a desenvolver análise de mercado.
CRMs, se você é imobiliária
Se você trabalha ou possui uma imobiliária, os dados estão com você. Usando dados do seu CRM ou de qualquer sistema de gestão que você use, os dados gerados pela atividade da imobiliária, o que inclui dados de clientes e transações, das características dos imóveis e de sua localização, podem ser usados tanto como ferramenta de marketing como para identificação de tendências a partir dos dados de transação. Saiba mais clicando aqui.

Portais imobiliários
Para fazer uma avaliação imobiliária ou ter alguma noção se um determinado imóvel está sendo ofertado a um preço acima ou abaixo do mercado, basta fazer verificar os anúncios dos portais de anúncios imobiliários, como Zap Imóveis, VivaReal, e Imovelweb. É possível obter informações sobre o panorama do mercado, mesmo que não seja de uma forma ampla, pois cada portal tem seu conjunto de anúncios, embora seja possível que alguns anúncios sejam compartilhados em mais de um portal.
Bancos de dados imobiliários
Empresas de ciência de dados voltadas para o mercado imobiliário, como a Kapputo, podem ser a fonte de dados imobiliários mais completa e aprofundada. A Kapputo oferece o mais completo banco de dados imobiliários, consolidando dados de todos os portais de anúncios, e entregando, por meio da tecnologia de aprendizado da máquina, os índices e inteligência pertinentes para diagnóstico do mercado, avaliação imobiliária, e prospecção de imóveis.
A Kapputo usa Big Data e Machine Learning para explicar o mercado imobiliário.